Colab – a rede social para cidadania

O aplicativo brasileiro Colab.re acaba de receber o prêmio de melhor aplicativo social no concurso AppMyCity, organizado pela New Cities Foundation para avaliar os melhores aplicativos urbanos do mundo. A ideia do Colab é fazer uma ponte entre a população e o poder público, permitindo que os cidadãos colaborem com a administração pública de três formas: fiscalizando, propondo ideias e avaliando o desempenho nas diferentes áreas que compõem a gestão da cidade.

Desenvolvida por Gustavo Maia, Paulo Pandolfi, Bruno Aracaty, Josemando Sobral e Vitor Guedes, a plataforma do Colab pode ser acessada pelo site ou pelos aplicativos mobile. Todo seu conteúdo é construído de forma colaborativa, horizontal e transparente. Filtrando os dados armazenados, é possível produzir relatórios para avaliar a incidência de problemas em cada região, por exemplo.

Sabemos que a gestão de uma cidade enorme e complexa como São Paulo é uma tarefa difícil, que muitas vezes encontra obstáculos na burocracia do setor público. Do ponto de vista do cidadão, também não é fácil saber a quem reportar cada tipo de problema encontrado na cidade. O Colab foi criado justamente para colocar um fim a esse desencontro, contando inclusive com um sistema próprio para que os gestores de cada prefeitura verifiquem os dados referentes ao seu município.

O Colab é uma excelente ideia, muito bem realizada. Para centralizar as informações de uma forma funcional o aplicativo organiza os tópicos compartilhados em categorias específicas: iluminação pública, desobstrução de bueiro, estacionamento irregular, remoção de entulho, limpeza urbana, calçadas, pontos de alagamento, etc. Até o presente momento, a rede já conta com 2.349 fiscalizações e 779 propostas. Se o sistema for amplamente adotado, pode tanto trazer agilidade a questões corriqueiras, como buracos nas vias ou a poda de árvores, como também trazer soluções para problemas mais profundos como mobilidade e segurança.

Do ponto de vista da cidadania, essa é uma iniciativa incrível, pois cria um instrumento de fácil acesso que permite que cada pessoa contribua com a fiscalização, gestão e melhoria de sua cidade. Esse é um advento da tecnologia em prol da sociedade, por isso merece o prêmio e também o nosso respeito e admiração!