E se admitíssemos viver melhor com menos coisas?
Crédito: reprodução
Intuitivamente, sabemos que as melhores coisas na vida não são coisas em si, mas sim relacionamentos, experiências, marcas significativas de nossos aprendizados e conquistas. Para todo o resto, como já dizia a célebre frase do arquiteto modernista Mies van der Rohe: “menos é mais”. A partir dessa premissa, escolhemos contar a história de Graham Hill, um escritor, designer e empreendedor de sucesso na internet, fundador do blog TreeHugger e criador de um conceito que ele chama de “vida editada”.
No final dos anos 1990, quando Graham vendeu sua empresa de consultoria de internet, a Sitewerks, ele ganhou mais dinheiro do que havia imaginado que faria em toda sua vida. Para celebrar, comprou uma casa enorme, um monte de equipamentos eletrônicos e um carro turbinado. Como trabalhava muito e não tinha tempo de decorar a casa, contratou um “personal shopper”, chamado Sete, e daí por diante comprou tudo mais que achou para “preencher” a casa.
Como o imóvel era muito grande, ele não se sentia confortável em morar sozinho, então chamou amigos para dividir o lar. O sucesso e todas as coisas que comprou logo deixaram de ser novidade, e tornaram-se para ele parte de uma rotina exaustiva. Graham se perguntava: “por que minha vida teoricamente aperfeiçoada não é melhor?”.
Ele se sentia mais ansioso do que antes, entorpecido por tudo aquilo ao seu redor: “minha vida se tornou desnecessariamente complicada. Havia gramados para cortar, calhas e pisos para limpar, hóspedes para gerenciar, um carro para segurar, lavar, abastecer, reparar e tecnologia para programar e manter funcionando. Além de tudo isso, eu tinha que manter Sete ocupado. E realmente, um personal shopper? Quem tinha me tornado? Minha casa e minhas coisas eram meus novos empregadores para um trabalho que eu nunca tinha pedido”.
Pulando alguns capítulos, passaram-se quinze anos e muito aprendizado para que hoje Graham possa dizer que se livrou de todas as coisas que não eram essenciais, e que sua vida agora é maior, melhor e mais rica, com menos coisas. Um dos melhores exemplos de seu triunfo, o apartamento compacto e hiperfuncional de Graham se tornou uma bandeira da sua mais nova empreitada: a empresa LifeEdited – uma consultoria de design que promove a qualidade de vida em pequenos espaços, sustentando que se pode “viver com mais dinheiro, saúde e felicidade consumindo menos coisas, espaço e energia”.
Vamos encerrar com uma citação do Graham que resume bem sua filosofia de vida: “não há qualquer indicação de que qualquer uma dessas coisas faz alguém mais feliz, na verdade parece que o inverso pode ser verdadeiro”. A quem interessar, indicamos um vídeo super bacana dele no TEDTalks. Em breve pretendemos mostrar em mais detalhes o incrível trabalho da LifeEdited, aguarde!
Fonte: NY Times
Posts relacionados
Publicado em: 13/07/2013
Categoria: Arquitetura e cidade