A escola da sustentabilidade

Conhecido pelo seu engajamento com a sustentabilidade, o arquiteto italiano Mario Cucinella, que comanda o MCA Architects, em Bolonha, venceu um concurso em 2014 para idealizar aquela que vem sendo considerada a escola mais ecológica do mundo.

Projetada para receber 120 crianças, o complexo de 1.400 metros quadrados foi construído na pequena Guastalla, na Emília Romanha, e abriu às portas à criançada no final de 2015. A escola substituiu duas instituições de ensino infantil seriamente danificadas por um terremoto em 2012.

O projeto foi pensado para estimular a interação das crianças com o espaço, partindo de uma visão de educar segundo a qual nenhuma decisão é tomada ao acaso, desde a forma de distribuição das áreas de ensino até a escolha dos materiais, passando pela integração do espaço interior com o exterior. “Todas as percepções sensoriais relacionadas à luz, às cores, aos sons e às sugestões táteis foram concebidas levando em consideração aspectos pedagógico-educativos relacionados ao desenvolvimento das crianças”, explica o MCA Architects.

A viagem sensorial continua no lado de fora do prédio, principalmente por meio da integração com a vegetação e as árvores do jardim, que abrange também as áreas reservadas às atividades externas de crianças, educadores e pais.

Inspirada na fábula “As Aventura de Pinóquio”, a estrutura do complexo remete ao ventre de uma baleia e envolveu o uso de materiais naturais e reciclados, com baixo impacto ambiental. O isolamento térmico, a aposta em superfícies transparentes, a utilização de sistemas avançados de captação de água pluvial e a instalação de um sistema fotovoltaico no telhado permitem à construção minimizar o uso de equipamentos mecânicos para atender à sua demanda energética.

O sistema de reuso de água da chuva implantado para a rega do jardim e as descargas dos vasos sanitários resultou em uma economia de 57% de água potável. Já os painéis fotovoltaicos fornecem 40% da energia necessária para o funcionamento do prédio.

Conheça outros projetos do escritório de Mario Cucinella em www.mcarchitects.it.

 

 

Créditos do projeto
Local: Guastalla, Reggio Emilia (Itália)
Tipo: Concurso de Arquitetura (projeto vencedor)
Ano: 2014 – 2015
Cliente: Comuna de Guastalla
Superfície: 1.400 metros quadrados
Projeto: Mario Cucinella Architects
Equipe: Mario Cucinella, Marco Dell’Agli (arquiteto responsável), Alberto Casarotto, Irene Sapenza, Ferruccio Palumbo , Alberto Bruno, Yuri Costantini (fabricante do modelo)
Consultoria de paisagismo: Marilena Baggio